oficina classic

Lubrificação dos cubos das rodas

Este guia é uma descrição dos passos a executar durante uma simples lubfiricação dos cubos das rodas.

Leia completamente o guia e certifique-se que os procedimentos não lhe colocam qualquer dúvida. Certifique-se também que tem o material adequado e necessário. A utilização da informação constante no guia é da exclusiva responsabilidade dos utilizadores.

Aconselha-se a utilização de cartões ou plásticos no chão de forma a minimizar a sujidade bem como a utilização continuada de luvas.

 

 

Material necessário:

 - Massa Lubrificante Multifuncional de Base Lítio (vulgo Massa consistente)

 - Recipiente para recolher os resíduos usados.

 

A lubrificação ds cubos das rodas rodas é um tarefa relativamente simples, mas que é descurada por muitos, na manutenção regular dos seus Range Rover. O bom estado mecânico desta secção é essencial para ter uma direcção precisa e suave.

Para facilitar as tarefas seguintes, deverá dar uma volta com o seu Range Rover, de forma a aquecer a massa existente nos cubos, tornando-a mais líquida (o que facilitará a sua substituição).

Para ter acesso à zona de trabalho, basta olhar para a traseira da roda:

 

traseira roda

De cima para baixo, as três áreas assinaladas são:

 - Bujão de enchimento.

 - Bujão de nível.

 - Bujão de esvaziamento.

A retirada dos bujões deve serguir a ordem anterior. Nunca desapertar o bujão de esvaziamento sem antes garantir que consegue fazer o mesmo com o de enchimento.

Após a retirada do bujão de esvaziamento, a massa "antiga" deverá verter para um recipiente:

Massa a verter

Terminada esta operação, reapertar o bujão de vazamento. Nesta operação, foi utilizada massa "One shot swivel housing grease" da Land Rover, mas qualquer massa à base de lítio servirá para esta operação:

One Shot Swivel Housing Grease

Como indicado na bisnaga, a extremidade deverá ser cortada e a aplicação deve ser feita pelo bujão de enchimento:

 Bujão de enchimento

A aplicação da massa deverá ser feita até que o excesso comece a sair pelo bujão de nível. Genericamente, cada roda deverá levar uma bisnaga de massa, mas devido à consistência desta, nem sempre é assim, logo à primeira. Nestes casos, aconselha-se circular com o carro durante alguns minutos para que a massa aqueça e que a operação de enchimento seja retomada.

Todos os materiais e desperdícios utilizados nestas operações são extremamente tóxicos e devem ser tratados convenientemente. Os filtros, luvas, cartões, panos, sacos, etc utilizados nunca devem ser colocados no lixo comum. Devem ser colocados num recipiente à parte (caixote, balde, etc) e devem ser entregues num ecocentro. A maior parte deles está preparada para receber este tipo de resíduos.