oficina classic

Range Rover - Fecho da tampa da mala

Este guia é uma descrição dos passos a executar durante a substituição dos fechos da tampa da mala de um Range Rover Classic. É uma operação simples, desde que se tenha o material correcto

Leia completamente o guia e certifique-se que os procedimentos não lhe colocam qualquer dúvida. Certifique-se também que tem o material adequado e necessário. A utilização da informação constante no guia é da exclusiva responsabilidade dos utilizadores.

Aconselha-se a utilização de cartões ou plásticos no chão de forma a minimizar a sujidade bem como a utilização continuada de luvas.

 

 

Um dos problemas muito comuns nos Range Rover, principalmente naqueles que são usados para TT, são os fechos da parte superior da mala, que com a trepidação, destrancam e a tampa abre.

Isto aconteceu-me pela primeira vez em Marrocos e foi "resolvido" com um esticador a segurar a parte superior. Não resolveu nada pois a mala destrancava na mesma, simplesmente não abria. Como isso não acontecia em Portugal, nunca dei muita atenção a este problema.

Só que mais recentemente, a parte superior da mala começou a destrancar do lado direito mesmo em viagens curtas e de alcatrão. Apesar da tranca do lado esquerdo se manter fechada e segurar a tampa, o bater constante fazia um barulho irritante.

Então fui à procura de peças suplentes. As referências dos trincos são:

MXC8420 - Lado direito.
MXC8421 - Lado esquerdo.

Depois de procurar em lojas no estrangeiro, acabei por comprar na "nossa" Peças Land Rover. Com IVA e transporte (entrega no dia seguinte) custaram pouco menos de 70 euros.

Além das referidas peças, para este trabalho vão necessitar:

1 chave de boca tamanho 6
1 chave de boca tamanho 8
1 chave phillips tamanho 2
1 chave phillips tamanho 3

Tempo necessário: Uma ou duas horas, no máximo

Para começar o trabalho, é necessário desapertar os dois parafusos indicados na imagem abaixo com a chave phillips tamanho 2:

Caso não tenham localizado a peça anterior, é o plástico protector da fechadura da mala do RR. Ao levantar a mala, está na parte de dentro. Após retirarem a protecção, os aspecto deverá ser mais ou menos este:



Em seguida, e com a mesma chave, é necessário desapertar os 4 parafusos indicados na foto. Isto tem de ser feito para retirar uma calha e permitir o acesso ao mecanismo do trinco da mala:



Depois de retirados os parafusos, o aspecto deverá ser mais ou menos este:


Em seguida, é necessário desapertar os dois parafusos que seguram as peças que vão ser substituídas. Estes parafusos estão localizados na lateral da tampa da mala. Aqui, usa-se uma chave phillps de tamanho 3. Atenção sobretudo ao parafuso do lado esquerdo da foto. Em ambos os lados, foi bastante difícil desapertar por haver muita porcaria naquela zona. Convém usar uma boa chave e aplicar bastante força para dentro para não "comer" as ranhuras:


O estado do dito parafuso:


Na montagem, voltei a usar os mesmos parafusos, mas esta semana vou tratar de comprar 4 parafusos iguais novos.

Continuando a desmontagem, a porca indicada pela seta vermelha é uma porca de afinação. Dependendo ou não da vossa porta estar afinada poderá ser necessário apertar ou desapertar esta porca (aqui deve-se usar uma chave de boca 8 ). No meu caso, ainda não sabia para que servia e desapertei um bocadinho, nada de grave. Com uma chave de boca 6, desaperta-se a peça indicada pela seta azul:


É só desapertar até sair:


Comparação entre as peças novas e velhas:






O processo de montagem é exactamente o inverso. Antes de voltar a montar a calha e a protecção da fechadura, é necessário testar a abertura e fecho da mala pois pode ser necessário efectuar alguma afinação nos trincos. Estes testes deverão ser feitos com a parte inferior da mala fechada. No meu caso, não foi necessário afinar nada nos trincos.

O que teve de ser afinado foi o batente onde o trinco encosta e tranca:


É só desapertar ligeiramente os parafusos e mover na direcção necessária para que a mala feche e abra sem dificuldades.

Apesar da mala abrir sobretudo do lado direito, também troquei a peça no lado esquerdo. São peças que levam bastante porrada ao longo da vida e assim, achei por bem trocar as duas. Ainda assim, duraram 270.000 km. Bem bom.

Depois de perceber com funciona o mecanismo, percebi que com alguma afinação do batente, talvez conseguisse mais algum tempo de vida útil das fechaduras velhas, mas prefiro colocar tudo novo. Não sei se o problema ficou resolvido. Apenas a utilização o dirá :)