O sucessor conceptual do Range Rover foi revelado no Salão de Detroit de 2004. Foi um momento histórico para a Land Rover, pois foi a primeira vez que a marca apresentou um modelo conceptual.
O Range Stormer foi apresentado como um veículo SUV de alta performance e desportivo que definia uma direcção para o design de futuros modelos da marca. Representava também a inspiração para um novo modelo que iria entrar em produção no futuro, num novo segmento de mercado, adicionando mais uma versão ao portefólio da marca Range Rover, o Range Rover Sport.
De acordo com Matthew Taylor, na altura, o director da Land Rover, “o Range Stormer V8 Supercharged dá a provar um pouco daquilo que será o nosso futuro modelo que irá entrar no mercado de SUV desportivos. A produção do veículo que se segue a este conceito irá partilhar muitas das inovações técnicas e do design demonstradas no Stormer. Está concebido como uma máquina com boas performances em estrada, bem como fora dela, como qualquer Land Rover”.
Apesar de não estar nos planos da LR produzir qualquer unidade deste Stormer, o seu designer, Richar Wooley afirmou “Sei que existem mais de 200 pessoas que disseram estar prontas a comprar um, independentemente do custo”. Este conceito é um percursor do próximo carro da Land Rover, a ser lançado no final do ano”.
Geoff Uppex, director de design da Land Rover afirmava: “O desafio foi traduzir valores de design fundamentais para a Land Rover num conceito com performances altas com aspecto poderoso, muscular e moderno. É certo que queremos desafiar aquilo que as pessoas esperam dos nossos veículos, mas o Range Stormer é claramente, um Land Rover autêntico.
Do leque de tecnologias apresentados neste Stormer, destacava-se a nova plataforma que seria partilhada por todos os modelos Land Rover futuros. Esta plataforma integrada, única da Land Rover, servirá de base para o novo modelo de produção, inspirado pelo Stormer.
As portas com abertura vertical também agradaram a quem visitou o Salão de Detroit. Segundo Woolley “Queria que as portas dessem um pouco de espectáculo no salão e como tal, optamos por esta solução de dupla lâmina vertical e deslizante.” As portas era operadas por controlo remoto, assim como as porta traseira e as luzes.
Outra das inovações apresentadas foi o Terrain Response. Esta nova tecnologia da Land Rover oferecia, de uma forma simples e inteligente, a melhor solução possível para controlar o carro, tanto na estada como fora dela, ao optimizar todos os acertos do veículo, incluindo a suspensão, potência, resposta do acelerador e controlo de tracção, em função das condições.
O condutor só tem de selecionar o modo mais adequado (de entre os seis disponíveis) e o veículo faz o resto, utilizando tecnologia que altera o comportamento do carro para condições desde “Dynamic” para condução a alta velocidade, até “Deep Ruts” para fora de estrada.
Matthew Taylor concluíu: “Nos próximos tempos, irão assistir a um aumento da tecnologia nos futuros Land Rover. Tecnologia essa que tem por objectivo facilitar o trabalho do condutor e não o contrário.
O Range Stormer foi construído com o apoio de fornecedores como a Alps (sistemas electrónicos), a Hella (iluminação exterior e interior), Alcoa (jantes de 22”) e da Goodyear, com pneus feitos à medida para este modelo.
Curiosamente, o Range Stormer era um modelo funcional e não estático, como é normal neste tipo de veículos de salão. Era motorizado por um V8 de 4.2cc.
(fonte: tradução livre e imagens de: http://www.aronline.co.uk/blogs/concepts/land-rover-concepts/concepts-and-prototypes-range-stormer-2004/)