Este guia é uma descrição dos passos a executar durante uma simples mudança das pastilhas dos travões. É uma operação simples, desde que se tenha o material correcto
Antes de pôr mãos a obra, leia completamente o guia e certifique-se que os procedimentos não lhe colocam qualquer dúvida. Certifique-se também que tem o material adequado e necessário.
Aconselha-se a utilização de cartões ou plásticos no chão de forma a minimizar a sujidade bem como a utilização continuada de luvas.
Ferramentas necessárias:
Chave 12mm
Chave de Fendas Grande
Chave de Rodas (com porca de segurança para quem as tiver)
Macaco
Calços de Roda
O carro deve ser parado num sitio plano. Para facilitar a tarefa, a suspensão poderá ser colocada na posição mais alta.
Abrir o capot e começar por retirar a tampa do vaso do oleo de travões (isto serve para que o óleo possa subir melhor quando os êmbolos forem empurrados para dentro)
Trave o jipe e use os calços para calçar as rodas. Em seguida, posicione o macaco, desaperte a roda e eleve o jipe.
A 1ª operação a efectuar é obrigar os êmbolos a retomarem a sua posição inicial. Existem umas ferramentas próprias para o efeito mas com uma chave de fendas forte e alguma perícia a tarefa não é difícil. Force lentamente a pinça para fora, sem pressas.Não esquecer que o Range Rover tem 2 êmbolos.
Após a operação anterior desaperta-se o parafuso de baixo, que prende a pinça ao cubo.
Retirado o parafuso basta levantar a pinça e remover as pastilhas velhas.
Em seguida colocar as pastilhas novas no sítio, apontar o parafuso novo que deverá vir juntamente com as pastilhas e apertar.
Para os mais perfeccionistas ficam aqui os apertos:
Front caliper to hub bolts ...............................Nm 165 ou Lb/f 122
Road wheels .................................................Nm 108 ou Lb/f 80
Concluído este processo é só reverter a ordem para efectuar a montagem.
Por vezes o oleo de travões fica acima do máximo. Para retirar pode usar um truque: com uma embalagem vazia de limpavidros, colocar o pulverizador dentro do depósito do óleo e "dar à bomba" para dentro dum recipiente.
NOTA IMPORTANTE: No final do processo, e com o jipe no chão é necessário pressionar o pedal do travão algumas vezes para que as pinças epastilhas encostem ao disco.
Todos os materiais e desperdícios utilizados nestas operações são extremamente tóxicos e devem ser tratados convenientemente. Os filtros, luvas, cartões, panos, sacos, etc utilizados nunca devem ser colocados no lixo comum. Devem ser colocados num recipiente à parte (caixote, balde, etc) e devem ser entregues num ecocentro. A maior parte deles está preparada para receber este tipo de resíduos.
O RangeRoverPT.com agradece ao Sérgio (SERSAN) pela elaboração deste guia.