Este guia é uma descrição dos passos a executar durante o processo de recondicionamento do bloco de válvulas e do compressor da EAS (Electronic Air Suspension). É uma operação simples, desde que se tenha o material correcto.
Antes de pôr mãos a obra, leia completamente o guia e certifique-se que os procedimentos não lhe colocam qualquer dúvida. Certifique-se também que tem o material adequado e necessário.
Alguns dos sinais de que o seu bloco de válvulas ou compressor podem estar a necessitar de um recondicionamento são os seguintes:
- Vazamento de ar para o desumidificador.
- Demora anormal no enchimento do reservatório.
- Compressor sempre ligado.
- Demora na mudança entre posições.
- Erros no computador de bordo (EAS Fault).
Para efectuar os trabalhos, é necessário adquirir um kit completo de o-rings, juntas e diafragma para o bloco de válvulas (procurar p.e., no ebay.co.uk por "eas valve block seal kit") e também um kit de recondicionamento do compressor (pesquisar por P38 Air Suspension Pump Compressor Kit").
Existem kits a vários preços, mas esteja atento, porque alguns não trazem um o-ring quadrado (que é necessário) nem diafragma.
Inicie o trabalho com fotografias do conjunto, para que depois não surjam dúvidas na montagem:
Ligue o carro ao computador e despressurize os balões e depósito de ar. Em seguida,retire a caixa, desmonte o compressor, soltando as mangueiras, desapertando os parafusos da caixa e desligando as fichas eléctricas. Retire o compressor e pode efectuar o resto do trabalho numa mesa
Durante os próximos passos, recomendamos a utilização de desengordurante para limpar o local de trabalho e vaselina para os o-rings.
O processo inicia-se coma mudança do diafragma do solenoide da entrada principal de ar e de todos os o-rings. É importante fazer um passo de cada vez, de forma a não confundir parafusos ou o-rings (cujos tamanhos são muito parecidos, mas de medidas diferentes)
Em seguida, avance para as válvulas anti-retorno, tendo o cuidado de não trocar as posições das mesmas pois são todas diferentes.
Após a substituição dos o-rings, o bloco deverá ter mais ou menos este aspecto, pronto para fechar:
Em seguida, tratar as válvulas da parte inferior do bloco:
São iguais e levam um o-ring em cima e outro em baixo:
Na parte superior do bloco existem mais 4 válvulas iguais que devem ser tratadas da mesma forma que as anteriores:
E para finalizar, o solenoida da entrada principal, no lado oposto ao diafragma. Este solenoide leva um o-ring quadrado e o interior da válvula é diferente das outras, mas o processo é o mesmo:
No passo seguinte, substitua os o-rings das entradas das três mangueiras. São 3 medidas diferentes e 2 o-rings por mangueira:
O compressor está pronto para voltar à caixa:
Agora que o bloco de válvulas está terminado, está na hora de passar ao compressor. É um processo que tem poucos passos, mas que pode demorar algum tempo, pois é necessário retirar o anel e o segmento velho sem danificar o compressor.
Comece por retirar os quatro parafusos da tampa da cabeça com cuidado, para não danificar a junta de silicone que não vem no kit e é cara. No caso apresentado, os elementos da tampa (camisas e bloco) não foram separados imediatamente.
Por baixo do bloco, existe um o-ring quadrado com um formato especial, que não fazia parte do kit utilizado:
Algumas imagens do pistão e do segmento original em teflon, danificado:
Os danos neste segmento terão sido provocados quando foi instalado no compressor, pois tem de ser colocado na diagonal e com muito cuidado para não dobrar o segmento, de forma a que não fique permanentemente deformado.
Em seguida, desaperte os 3 parafusos existentes na frente e o parafuso "allen" na lateral que lhe dá acesso a outro parafuso "allen" que fica dentro do contrapeso da biela. Este "allen" prende a biela ao eixo. Separamos a biela do eixo e passamos a trabalhar com a biela na mão:
Com a biela fora, os danos no segmento são perfeitamente visíveis:
Retirar o anel não é uma tarefa fácil. O manual recomenda que se corte todo o segmento velho e depois que se utilize um x-acto para desbastar o máximo possível na ranhura. Depois, com uma espátula de pintura, rolar e fazer pressão para que o anel vá saindo. É muito importante não riscar o material. Se ficarem rugas, o novo segmento terá uma vida útil muito curta.
Depois de limpo,colocar o segmento novo na ranhura e recolocar o anel. Pode usar um martelo pequeno para o colocar no sítio, mas o ideal será uma prensa ou um tubo de metal com o mesmo diâmetro do anel, para martelar por cima.
Em seguida, separe a camisa do bloco e substitua o o-ring que é fornecido no kit:
No final, volte a montar tudo e recoloque a caixa com o compressor e bloco na sua localização original:
Para testar o compressor, certifique-se que o carro está na posição mais baixa da suspensão e ligue o sistema de elevação da suspensão:
Durante a subida, aproveite para verificar se o sistema apresenta mais alguma fuga:
Se o sistema não possuir outras fugas, o Range Rover deverá subir rapidamente para a posição definida.
O RangeRoverPT.com agradece ao Moraes pela autorização dada para a publicação deste guia que foi publicado inicialmente no Fórum Land Rover.