O Range Rover Sentinel foi o primeiro veículo de luxo blindado a ser totalmente desenvolvido pela divisão Special Vehicle Operations (SVO) da Land Rover. Esta fortaleza móvel é construída à mão na fábrica da SVO em Oxford Road e providencia os mais altos níveis de proteção que um SUV pode oferecer.

É baseado num Range Rover Autobiography, oferecendo assim os elevados níveis de conforto associados à versão, aliados a um nível excelente de protecção dos ocupantes.

O Sentinel foi desenhado para resistir a todo o tipo de ameaças, incluindo a penetração de balas incendiárias de alta velocidade, de 7.62mm e proteção lateral para explosões de até 15kg de TNT, bem como defesas contra explosões de granadas DM51 debaixo e por cima da viatura.

Na base de toda esta proteção, está uma célula de aço de alta resistência, de 6 peças, especialmente desenvolvida para o efeito, que providencia proteção de classe mundial. Os vidros originais foram substituídos por vidros blindados de múltiplas camadas.

Exteriormente, o Sentinel não tem qualquer diferença para o Range Rover Autobiography.

Além de toda a blindagem, o Sentinel dispõe de outras características que visam a proteção dos ocupantes, como um tanque de combustível auto-selante, uma bateria auxiliar de segurança, pneus que podem circular mesmo estando vazios, uma janela de 100mm no lado do condutor que permite troca de documentos, um alçapão por baixo dos bancos traseiros que possibilitam a evacuação em caso de emergência, luzes e sirene de emergência e um altifalante para comunicar com o exterior, entre outras coisas.

Debaixo do capot, existe um bloco 3.8 V6 de 340 cv a gasolina com caixa de oito velocidades automática ZF.

Pode ver o vídeo de apresentação do Range Rover Sentinel aqui.