oficina classic

Substituição Rotoflex

Este guia é uma descrição dos passos a executar durante uma simples mudança do rotoflex. É uma operação simples, desde que se tenha o material correcto

Leia completamente o guia e certifique-se que os procedimentos não lhe colocam qualquer dúvida. Certifique-se também que tem o material adequado e necessário. A utilização da informação constante no guia é da exclusiva responsabilidade dos utilizadores.

Aconselha-se a utilização de cartões ou plásticos no chão de forma a minimizar a sujidade bem como a utilização continuada de luvas.



O Rotoflex é uma peça em borracha que liga o veio traseira da transmissão ao diferencial posterior. Por ser uma peça em borracha numa zona sujeita a grandes esforços e tensão, é normal desgastar-se com alguma facilidade.

O rotflex tem este aspecto:

Rotoflex

As fotos seguintes mostram o estado a que pode chegar um rotoflex.

Rotoflex estragado

Rotoflex mau estado


Apesar de parecer uma má solução devido ao desgaste, o rotoflex apresenta uma grande vantagem sobre o veio único. O facto de ser em borracha faz com que esta absorva algumas vibrações do veio, não as transmitindo ao diferencial traseio. Por essa razão, convém observar regularmente o estado do mesmo. Qualquer desgaste pode provocar vibrações e ruídos na transmissão.

A substituição é bastante simples. Começa-se por desapertar as porcas que ligam o veio traseiro ao rotoflex. As porcas estão assinaladas na imagem abaixo:

Porcas a desapertar

Após a operação anterior, puxar o veio na direcção do diferencial. Este deverá recuar o suficiente para a parte interior saia do rotoflex. O veio deverá ser afastado com cuidado, de forma a não empenar nada.

Veio pousado

Eis o estado do rotoflex sem o veio:

Rotoflex usado no veio

Em seguida, devem ser desapertados as porcas que ligam o rotoflex ao diferencial traseiro. Após esta operação, retira-se o rotoflex e o aspecto deverá ser este:

Sem o rotoflex

Para colocar a peça nova, é só repetir os passos anteriores, na ordem inversa. Instala-se o rotoflex no sítio e começamos com os parafusos e porcas que o ligam ao diferencial traseiro (sem apertar tudo):

Rotoflex novo colocado

Em seguida, recolocamos o veio na posição original e recolocam-se os parafusos e porcas respectivos. Para colocar o veio na posição original, pode ser necessário utilizar uma chave de fendas para fazer efeito alavanca entre o rotoflex e o veio.

Resultado final

Após a colocação do veio e dos parafusos e porcas, é só apertar tudo, tendo em atenção que os parafusos e porcas deverão ser apertados aos grupos, ou seja, primeiro todos os que ligam o rotoflex ao diferencial e depois todos os que ligam o veio ao rotoflex (ou vice-versa).

Além do rotoflex propriamente dito, é também aconselhável a troca do casquilho central do veio:

O kit completo pode ser visto nesta foto: